O meu anjinho

Lilypie4th Birthday Ticker

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Gravidez, um estado de graça

Depois da notícia, era tempo de ver a evolução do meu fetozito.
Fui à maternidade - MAC, nos dias 31 Janeiro, 13 Fevereiro e 27 de Fevereiro, fazer ecografias.
Da última vez, já se via o coração a bater e estava tudo bem, o feto a evoluir e estava de 9 semanas.

A partir das 6 semanas comecei com os males estares, não era bem enjoos, porque não vomitava, mas só me sentia bem a comer.
Engordei imenso nos primeiros 3 meses, ai uns 8 kg.
As pessoas que me conheciam só não sabiam que eu estava grávida se não quisessem, porque se notava bem. O peito cresceu imenso, e gordita como estava…bolas!

A 26 Março, estava de 13 semanas fui fazer a eco morfológica ao centro de Entrecampos, e ai é que cai bem em mim.
Uma perfeição, só podia ter dedo de Deus. Eu só sabia rir e dizia: “Como o bebe é perfeito.”
O médico dizia: “Por agora está tudo bem. Tem tudo o que é para ter agora. Perfeito? Vamos esperar para ver”.
Mas acreditem que eu nem ligava muito… aquela imagem foi mesmo especial para mim. E de todas as ecografias que fiz, aquela é que me marcou mais. O médico ainda disse que lhe parecia ser um Rapazito, mas que iria confirmar na próxima eco. …. Um rapazito… oh! O meu Rafael!!!!

Depois fiz as análises, triplo teste, tudo bem;
Mais analises…à glucose…bahhh!!! Que horror, tanto açúcar.

Um dia andávamos na FIL, a ver os automóveis, e de repente parei, o Marco aflito: “O que foi? Sentiste?” “Sim.”-Disse eu.
Estava de 19 semanas e senti um borbulhar esquisito, que nunca tinha sentido…era o meu bebe. Durante 2 dias não senti mais nada. Depois disso, sentia-o todos os dias, pouco, muito pouco, mas sentia-o.

A 28 Maio, nova eco morfológica, estava com 22 semanas, já sentia bem o bebe, e o médico Dr. Abel confirma: “O que vos tinha dito na outra vez?”
Nós: “Um Rapaz.”
Medico: “Então confirma-se. Olhem para o rapaz.” E viu-se logo os tomatitos do Rapaz.
Eu disse logo: “O meu Rafael.”

No 6º mês, foi o melhor para mim, foi o único mês em que não me senti mal disposta… uffaa!!!

Depois mais analises, e a tal do açúcar deu um valor elevado… bolas aquilo é horrendo de se tomar…até dá vómitos.
Mais uma vez tive de fazer aquilo, e graças a deus tinha sido falso alarme.
O que era preciso era ter atenção à minha tensão arterial que andava sempre altita, principalmente a mínima: 9-13.

Faltava 1 mês, aconselharam a repousar, mas não podia deixar o trabalho assim de qualquer maneira, então trabalhava de manha e à tarde ia para casa, descansar e dormir… tinha tanto sono.

Ás 37 semanas fui fazer o meu 1º ctg, já tinha alguma dilatação, mas não tinha contracções. A Dr.ª Elsa disse que se tivesse contracções já não saia de lá. E ela sempre disse que ele nasceria sempre antes das 40 sem. Se ele não nascesse antes do dia 24 de Setembro, que fosse ter com ela à MAC, para ela me provocar o parto.

Numa 5ª feira, estava com 38 semanas e 1 dia, fui a uma consulta de alto risco na MAC, recomendada pela Dr.ª Elsa.
Pois é, já não me deixaram sair. A tensão arterial estava alta, e como já tinha 38 sem, iam-me provocar o parto.
Pensei que fosse logo, nesse dia ou no outro, mas não. Ainda estive internada quase 4 dias e só depois é que o Rafael nasceu.

E foi assim, os meus 9 meses…